Lucas Henrique A. Costa

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Vasculite

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença auto-imune crônica, ela é muiti-sistêmica, ou seja, que afeta qualquer orgão do corpo. Ressaltarei aqui apenas uma consequencia, que é a Vasculite, das várias existentes nesta patologia. A vasculite é uma inflamação resultante da Fagocitose Frustrada realizada pelo Neutrófilo. Para m melhor entendimento desse acontecimento, esse humilde aluno de Biomedicina relembrará um pouco da Hipersensibilidade tipo 3.
Em uma resposta imune humoral são formados imunecomplexos (antígeno-anticorpo), que são eliminados naturalmente pela ação do Sistema Complemento, opsonização e ADCC (citotoxidade celular dependente de anticorpo). Quando o imunecomplexo formado é muito pequeno ele não ativa o Complemento, não são opsonizados e nem eliminados pelo ADCC. Dessa forma esses imunecomplexos são depositados em diferentes locais (vasos), onde vão adquirir volume e ativar os elementos antes inativos, causando resposta inflamatória local.
 Na Vasculite acontece que o imunecomplexo se deposita em qualquer vaso e posteriormente as células inflamatórias (neutrófilos) aparecem e tentam fagocitar o imunecomplexo, como ele é muito grande não é fagocitado e o neutrófilo libera seus granulos sobre ele, afim de tentar destrui-lo, lesando consequentemente as células do vaso (endotélio) e do tecido adjacente, caracterizando assim uma inflamação.

Art. ABORDAGEM GERAL SOBRE O LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO
Henrique L. ; Ricardo J. ; Bandeira P. ; Fabrício R. ; Georgiana V.

Nenhum comentário:

Postar um comentário