Lucas Henrique A. Costa

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Schistosoma mansoni como causa da Calcificação

Para um melhor entendimento desse evento, darei algumas definições. A Calcificação Patológica ocorre quando há uma deposição de Cálcio, na forma de Hidroxiapatita, em órgãos não osteóides, que podem ocorrer de varias maneiras, mas citarei aqui as duas principais: Distrófica e Metastática. A calcificação distrófica é desencadeada por lesão tecidual e não tem relação com os níveis de cálcio no sangue, já a metastática tem relação com o nível de cálcio no sangue (Hipercalcemia) e não está relacionado com lesão. Bom, depois desta prévia, já se imagina o que vai acontecer.
A fêmea do S. mansoni libera pouquíssimos ovos, aproximadamente 300/dia, cerca de 50% desses chegam às fezes e são excretados do organismo, o restante dos ovos caem na circulação e se depositam nos órgãos. O fato desses ovos se depositarem nos órgãos desencadeia uma reação imunológica local, no qual um aglomerado de células fazem um cerco (Granuloma), afim de destrui-los. Nessa resposta imunológica células são mortas caracterizando uma área de necrose (lesão).
No nosso caso a calcificação aqui será distrófica por motivos já vistos anteriormente. Como muitos ovos são liberados, podem aparecer vários focos de calcificação em um paciente esquistossomótico agravando o seu caso clínico. O local mais freqüente é o fígado, pois os ovos são postos no intestino e podem seguir para lá. Esse processo de calcificação de ovos ou miracídios de S. mansoni resulta em varias manifestações, como por exemplo a hipertensão portal.

Ovo de S. mansoni - Reação granulomatosa

2 comentários: