Lucas Henrique A. Costa

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Degeneração Hialina

A Cartilagem Hialina é um tipo de tecido cartilagíneo cuja substância fundamental, de aparência amorfa, é muito resistente e elástica. A cartilagem hialina é a mais abundante dos tecidos cartilagíneos. Constitui o anel da traquéia e dos brônquios, assim como as partes cartilagíneas do nariz e das costelas, e recobre as superfícies ósseas ao nível das articulações (joelho, cotovelo, punho, etc.).
Existe um processo patológico chamado ''degeneração'' que ocorre devido a o depósito de proteínas dentro da célula que conferem a ela um aspecto róseo (eosinofílico). Essa Degeneração resulta da ação de substâncias irritantes. Ela pode ser separada em dois tipos:
- Degeneração Hialina Extracelular: atinge o tecido conjuntivo fibroso colágeno e a parede dos vasos;
- Degeneração Hialina Intracelular: encontra se substância hialina no interior da célula sob forma de pequenos Grânulos acidófilos, homogênios ou na forma de aglomerados irregulares, resultado da coagulação de proteínas citoplasmáticas e por isso representa grave alteração da célula. Exemplos: Degeneração goticular, Corpúsculo de Russel entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário