Lucas Henrique A. Costa

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Quelóide – Um distúrbio Fibroproliferativo

A cicatrização ocorre após uma lesão, afim de que seja devolvido ao orgão um pouco de integridade. Um quelóide é uma cicatriz que se projeta além da superfície da pele, porque ocorre uma síntese excessiva de colágeno, pelos fibroblastos, e a degradação e remodelagem deficientes da matriz extracelular, pela colagenase, que  podem dar origem a lesões dérmicas tipo quelóides e cicatrizes hipertróficas. A adequada formação do tecido de granulação, para se conseguir uma ótima cicatrização, depende do equilíbrio entre a biossíntese e a degradação da matriz extracelular. O Quelóide ocorrem igualmente em ambos os sexos, sendo mais comumente encontradas em negros, orientais e espânicos, não acometendo indivíduos albinos. Algumas reclamações são: Dor, prurido e queimação . O queloide não regride, e quando excisado (retirado cirurgicamente) tende a recorrer.
Quelóide incisional


Quelóide incisional
Histologicamente os quelóides caracterizam-se por apresentar fibras colágenas grandes e espessas, compostas por numerosas fibrilas, apresentando poucos ou até mesmo nenhum fibroblasto positivo para α-actina (miofibroblasto).
Acredite :Os Olmecas do México, na era pré-colombiana, utilizavam a escarificação como meio de decoração dos seus corpos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário